27 de Março – Dia Mundial do Teatro

Março 26, 2017


Esta segunda-feira, dia 27 de Março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro, uma data criada pelo Instituto Internacional do Teatro, em 1961.

Muito antes de 1961, já o Teatro fazia parte da intensa atividade do CCO de Vila do Conde. A primeira referência documental conhecida à prática de teatro nesta associação é de 1909, dando conta do nome de José Maria Pereira Sobrinho, pai de José Régio, como o primeiro ensaiador do Grupo Dramático do CCO.

Desde então, muitos foram os grupos a desenvolver Teatro nesta coletividade: o grupo liderado por Adão José Coelho (o cabo do mar), o TAV – Teatro Amador Vilacondense (por iniciativa de José Ferreira e Eduardo Valeixo), seguindo-se o TACCO – Teatro Amador do CCO (de Edgar Cura, José Ferreira e António Emídio “Faísca”). Também passaram por cá o grupo cénico liderado por Fernando Costa e o Corifeu-artes cénicas. Ao longo do tempo, surgiram ainda algumas parcerias como foi o caso do Gérmen – intervenção teatral ou o Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Mas hoje, e porque o TACCO faz parte, de forma brilhante, da oferta cultural de Vila do Conde, marcando também presença noutras localidades do país e em diversos festivais de teatro, onde já conquistou prémios, queremos aqui prestar o nosso reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo atual encenador do TACCO, Afonso Carvalho. Pela sua enorme dedicação e entrega a esta causa, o nosso muito OBRIGADO!

Viva o Teatro!

Etiquetas:

Comentar

Tome atenção que os comentários são moderados. Por favor comente respeitando os outros e usando linguagem correcta.