CCO atribui Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves

Junho 2, 2015


O Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde vai atribuir, pelo 4º ano consecutivo, o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves. A cerimónia de entrega terá lugar no Auditório do CCO, no dia 12 de junho, sexta-feira, às 21h45.

O Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, instituído pelo CCO, tem como objetivo desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde. As escolas e agrupamentos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário são convidados a participarem nesta iniciativa, apresentando trabalhos inéditos no âmbito do conto, novela, teatro e história local. O Prémio é atribuído, em ex aequo, a três trabalhos e tem o valor pecuniário de 250,00€ para cada um dos premiados.

A sessão de entrega do Prémio irá ainda contar com a participação do grupo de teatro TACCO que levará a cena uma adaptação do conto “A Lurdinhas”, da autoria do nosso homenageado.

Joaquim Pacheco Neves foi médico de profissão e o seu particular gosto pela leitura motivou-lhe a escrita. É sócio honorário do Círculo Católico de Operários e durante a sua vida dedicou muito do seu tempo ao CCO e causas deste. Na sala Joaquim Pacheco Neves, aberta ao público, podemos encontrar demonstrações da sua ligação a esta associação, prémios literários com que foi distinguido e várias referências às suas vivências. Daí a decisão do CCO instituir o Prémio Literário com o seu nome.

Do Júri do concurso fazem parte o Dr. Joaquim Amorim Costa, a Dra. Albina Maia e o Dr. António Nabais, que com os seus contributos permitem ao Círculo Católico de Operários dar continuidade a esta iniciativa em prol da língua portuguesa.

Etiquetas:

Comentar

Tome atenção que os comentários são moderados. Por favor comente respeitando os outros e usando linguagem correcta.