CCO lança mais uma edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves

Setembro 13, 2019


Geral ccovc Comentários desligados

Direção do CCO eleva o valor do prémio, no ano em que a instituição vai comemorar 115 anos, e sensibiliza à participação dos alunos dos cursos profissionais do ensino secundário.

O Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde vai atribuir, pelo 9º ano consecutivo, o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves. Esta iniciativa dirige-se aos alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário do concelho de Vila do Conde, desafiando-os a concorrer com trabalhos inéditos no âmbito do conto, teatro e poesia, sendo o prémio atribuído, em ex aequo, a três trabalhos, no valor de 300,00€ cada.

Joaquim Maria Pacheco Neves foi um médico e escritor de Vila do Conde e sócio honorário do Círculo Católico de Operários. Por conseguinte, a homenagem que lhe é prestada, dedicando-lhe o Prémio Literário com o seu nome, deve-se à dedicação que teve na sua vida para com o CCO e também ao espólio pessoal que por decisão da família de Joaquim Pacheco Neves foi doado ao CCO.

A 11 de junho de 2011, aquando da cerimónia de encerramento da comemoração do 1º centenário do seu nascimento, abriu na sede do CCO um espaço dedicado a este escritor vila-condense, onde se procurou reconstituir o ambiente do seu escritório. Nesta sala, aberta ao público em geral, podemos encontrar testemunhos da ligação de Joaquim Pacheco Neves a esta associação desde os anos 30, assim como a outras associações e instituições, prémios literários com que esta personalidade foi distinguida e referências às suas amizades.

Nesse mesmo ano, esta associação instituiu o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, com o objetivo de desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde.

Os trabalhos deverão ser entregues nas férias letivas da Páscoa e os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a ter lugar no Auditório do CCO, em junho de 2020, onde também será lançado o livro com os contos premiados da edição 2018/2019.

Do Júri do concurso fazem parte o Dr. Joaquim Amorim Costa, a Dra. Albina Maia e o Dr. António Nabais, que com os seus contributos permitem ao Círculo Católico de Operários dar continuidade a esta iniciativa em prol da língua portuguesa.

O Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Porto Editora.

Regulamento Prémio Literário

Etiquetas:

Comments are closed.