Entrega do Prémio Joaquim Pacheco Neves

Junho 9, 2014


No próximo dia 27 de junho, vai realizar-se no Auditório do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde, pelas 21h45, a sessão de entrega do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, referente ao ano letivo 2013/2014. O Prémio literário Joaquim Pacheco Neves convida os alunos, das escolas do ensino básico do 2º e 3º ciclo e ensino secundário do concelho de Vila do Conde, a apresentarem trabalhos inéditos no âmbito do conto, novela, teatro ou história local. Este prémio vai distinguir, pela terceira vez, em ex aequo, três trabalhos apresentados a concurso, sendo o júri deste concurso composto pelo Dr. Joaquim Amorim Costa, Dr.ª Albina Maia e Dr. António Nabais.

Joaquim Pacheco Neves iniciou a sua ligação ao Círculo Católico de Operários nos anos 30, começando por dar consultas médicas gratuitas aos seus sócios. O escritor proferiu várias conferências no CCO. Estas conferências realizavam-se sobretudo nos meses de março, na festa anual em honra do padroeiro, S. José. Por decisão da família de Joaquim Pacheco Neves, foi doado ao Circulo Católico de Operários um conjunto de bens do escritor, com o objetivo de criar um espaço, com o seu nome, Em 11 de junho de 2011, na sede social do CCO e no encerramento da celebração do centenário do escritor, abriu ao público a “Sala Dr. Joaquim Pacheco Neves”, onde é reconstituído o escritório de sua casa.

Na cerimónia de entrega do Prémio Literário vai ser também lançado o livro com os contos vencedores do ano passado (ano letivo 2012/2013). Esta sessão vai ser animada pela música da Banda do CCO, baCCO, criada recentemente e constituída pelos seguintes elementos: Carolina Lopes na voz, Afonso Carvalho na voz e percussão, Tó Botelho na voz e guitarra acústica, Catarina Gonçalves no piano, Heitor Almeida na viola solo, Vítor Viana na viola baixo, Bruno Simões na bateria, António Carneiro na trompete e João Duarte no saxofone. Esta nova Banda tem um projeto distinto no que diz respeito à música portuguesa, com novos arranjos de temas já conhecidos, bem como da composição de originais que a seu tempo divulgará, na área do pop/rock.

Etiquetas:

Comentar

Tome atenção que os comentários são moderados. Por favor comente respeitando os outros e usando linguagem correcta.