Apresentação do Orfeão / Música

Apresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do OrfeãoApresentação do Orfeão
Apresentação do Orfeão

Foi apresentado o renascido Orfeão do Círculo Católico de Operários (CCO), numa sessão que teve casa cheia para assistir ao primeiro concerto, na cidade, de uma formação que teve inativa cerca de 17 anos e que regressa agora pelas mãos do Maestro Samuel Santos.

Tratou-se de um “momento histórico” para o Círculo Católico de Operários já que foi reerguido “um ícone desta associação centenária e de Vila do Conde”, conforme referiu a Presidente da Direção, Teresa Sá. Acrescentou ainda que “com este renascimento pretende-se fazer valer a história de uma formação coral que, durante 36 anos, fez passar pelo CCO centenas de orfeonistas”, promovendo-se assim “os valores da cidade e das suas gentes”.

O Orfeão do CCO é dirigido pelo Maestro Samuel Santos, profissional de elevado mérito, motivador e um grande agregador de massas em torno da música. Na sua intervenção, o Maestro referiu que é “uma honra dirigir esta formação coral, oriunda de uma instituição centenária, detentora de um valioso património humano e de uma história que se interliga com a história da cidade de Vila do Conde”.

No decorrer da sessão, foi assinado um Protocolo de Cooperação para a constituição do Orfeão do CCO entre a Direção da coletividade e o Maestro Samuel Santos. Também todos os orfeonistas participaram neste momento, tendo ficado registado o nome de todos aqueles que abraçaram este projeto, num documento que irá perpetuar no tempo e na história desta coletividade.

A sessão contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, que expressou a sua alegria pelo renascimento do Orfeão do CCO e pelo momento extraordinário que ali estava a acontecer. Enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela Direção do CCO e “a dinâmica que se tem vindo a assistir nesta associação”, nas suas diversas áreas de atuação, como é o caso do teatro, do seu grupo TACCO e do Festival FesTacco.

A Apresentação do Orfeão contou ainda com a presença da Junta de Freguesia de Vila do Conde, mecenas da coletividade, órgãos e ex-presidentes do CCO, associações da cidade, sócios e amigos da coletividade.

A noite terminou com a interpretação do tema “Happy Day” e com o convite do Maestro Samuel Santos para que os presentes se juntem ao Orfeão no próximo ensaio, dia 26 de janeiro, pelas 21h30, no Círculo Católico de Operários.