Letras / Tertúlias; Edições; Prémios

Joaquim Pacheco Neves / Prémio Literário

Joaquim Pacheco Neves – (1910-1998) Escritor e investigador  da história vilacondense, Joaquim Pacheco Neves é autor de uma extensa obra, destacando-se principalmente nos contos e novelas. A sua obra foi galardoada com alguns prémios nacionais. De quase meia centena de títulos que publicou, destacam-se: O bairro do Cemitério, Histórias da Noite Escura, Contos Macabros, José Régio, Os desenhos de Régio. O Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, Vila do Conde e Luís Afonso Baldaia, entre outros.

Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves

Joaquim Maria Pacheco Neves foi um médico e escritor de Vila do Conde e sócio honorário do Círculo Católico de Operários. Por conseguinte, a homenagem que lhe é prestada, dedicando-lhe o Prémio Literário com o seu nome, deve-se à dedicação que teve na sua vida para com o CCO, e também ao espólio pessoal que por decisão da família de Joaquim Pacheco Neves, falecido em 1998, foi doado ao CCO.

A 11 de junho de 2011, aquando da cerimónia de encerramento da comemoração do 1º centenário do seu nascimento, abriu na sede do CCO um espaço dedicado a este escritor vila-condense, onde se procurou reconstituir o ambiente do seu escritório. Nesta sala, aberta ao público em geral, podemos encontrar testemunhos da ligação de Joaquim Pacheco Neves a esta associação desde os anos 30, assim como a outras associações e instituições, prémios literários com que esta personalidade foi distinguida e referências às suas amizades.

Esta associação considerou ser este o momento ideal para instituir o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, com o objetivo de desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde, convidando as escolas e agrupamentos de escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário a participarem nesta iniciativa com trabalhos inéditos no âmbito do conto, novela, teatro e história local. Este prémio pretende distinguir em ex aequo três trabalhos de entre os apresentados a concurso.

Dando seguimento a esta iniciativa o Círculo Católico de Operários convidou o Dr. Amorim Costa, para presidir e constituir o júri do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, tendo este convidado a Dra. Albina Maia e o Dr. António Nabais para o integrar.

No ano 2013, a direcção do CCO decidiu editar os trabalhos vencedores do ano letivo 2011-2012, tomando a decisão de continuar todos os anos a editar os trabalhos vencedores dos anos seguintes.