“O Meu Caso”: Farsa de José Régio em exibição no CCO

Janeiro 20, 2019


Eventos Teatro ccovc Comentários desligados

No próximo dia 2 de fevereiro, pelas 21h30, no Auditório do Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde será apresentada a peça “O Meu Caso”, uma Farsa de José Régio, pelo grupo Contacto, Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar.

Com todo o seu brilhantismo, o escritor vilacondense José Régio faz transparecer nesta peça uma das suas características mais presentes na sua obra: a análise à problemática das relações humanas.

Sinopse
No momento em que se inicia a representação de uma peça, um Desconhecido entra em cena e afirma que vai revelar a todos “o seu caso”. De imediato se gera uma confusão em que o Empregado, que tentou impedi-lo de entrar, começa a pedir desculpa aos espectadores alegando que o individuo está fora de si e que não foi ele que o deixou entrar. Mostra-se preocupado, teme ser despedido e, como passa muitas dificuldades e a mulher tem problemas de saúde, pede desesperadamente ao Desconhecido para sair.

Mas o Desconhecido tenta a todo o custo contar o seu caso, afirmando que o caso do Empregado não é nada senão banal comparado com o dele. Entretanto, entra em cena a Atriz que começa a desabafar dizendo que se sente indecisa entre dois homens, que embora diferentes a deixaram muito apaixonada.

Surge o Autor, que se mostra surpreendido com a presença do Desconhecido e com a fúria da Atriz. Questiona-os. O Desconhecido está ali para contar o seu caso, «O caso do Homem». A Atriz por sua vez diz que tudo aquilo é uma palhaçada e que não quer mais apresentar o seu papel naquele dia. O Autor discorda dela e entram também eles em conflito. Um conflito que se estenderá a outros empregados do Teatro e aos espetadores, que virão também a fazer parte da tram(ói)a.

Embora curta, trata-se de uma obra bastante interessante, com algum suspense, visto que acabamos por não encontrar uma explicação para a persistência do Desconhecido…

Reservas e venda de bilhetes
Reservas através do telemóvel 912 394 778 ou pelo e-mail info@ccoviladoconde.pt
Preço:
1 ingresso – 3 €
2 ingressos – 5 €
Bilhetes à venda no Circulo Católico de Operários de Vila do Conde
Av. Dr. João Canavarro, 335
4480-668 Vila do Conde

Ficha Artística e Técnica
Manuel Ramos Costa, Encenação / Isilda Margarida, Direção de Cena
José Correia, Cenografia / Isilda Margarida e Manuel Costa, Guarda-roupa
Miguel Duarte, Desenho de Luz / Fernando Rodrigues, Desenho de Som
Miguel Duarte – Artur Leite, Operação de Luz / Delfim Lima – Luís Ribeiro, Operação de Som
Alice Grade, Caraterização / Cecília Pinho, Costureira
Produção: Contacto, 69ª produção – 24 Nov. 2018
Elenco
Margarida Martins (Mulher da Limpeza); Palmira Rodrigues (Arrumadora); António Ferreira (Empregado); Manuel Ricardo (Desconhecido); Andreia Lopes (Atriz); José Ferreira (Autor); Dorinda Resende (Figurante e Espetadora); Inês Lopes (Colega da Atriz); Tiago Amaral (Espetador); Fausto Guimarães (Doutor); Teresa Leite (Diva).

 

Etiquetas:

Comments are closed.