Vencedores do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves 2017

Junho 15, 2017


Elisabete Maria Araújo Pereira, Vânia Rodrigues Cambão da Cruz e Ana Sofia Neves Monteiro são os vencedores da 6ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, atribuído pelo Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde, numa cerimónia realizada na passada quinta-feira.

Elisabete Maria Araújo Pereira é aluna da Escola EB 2.3 Ribeirinha de Macieira venceu com a poesia “Vida, Terra e Mar”, Vânia Rodrigues Cambão é aluna da Escola EB 2.3 D. Pedro IV de Mindelo, venceu com o conto “Uma avó que podia ser a minha” e Ana Sofia Neves Monteiro aluna da Escola Secundária José Régio de Vila do Conde venceu com o conto “As 12 rosas”.

Foram apresentados a concurso 29 trabalhos de alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas D. Pedro IV que engloba a EB 2.3 de Mindelo e Macieira, Agrupamento de Escolas Afonso Sanches com a Secundária Afonso Sanches e EB 2.3 Saúl Dias de Vila do Conde, Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira com a EB 2.3 da Junqueira e Escola Secundária José Régio de Vila do Conde.

Na abertura da sessão de entrega do prémio, a Presidente do CCO, Dr.ª Sónia Viana, agradeceu a presença de todos e apresentou também o livro com os contos vencedores do ano passado, lançado no decorrer da cerimónia que contou, também, com o apoio da DRCN – Direção Regional da Cultura do Norte.

O Presidente do Júri, Dr. Joaquim Amorim Costa, referiu que juntamente com os seus colegas jurados, Dr.ª Albina Maia e Dr. º António Fernando Nabais, constataram, com grande satisfação, a qualidade nos contos apresentados assim como enalteceu a diversidade dos géneros cultivados: na realidade, nesta edição, apesar do predomínio do conto, também surgiram textos dramáticos e líricos.

Marcaram também presença nesta sessão a Prof. Alcide Aguiar Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, familiares do escritor Joaquim Pacheco Neves, representante da DRCN Dra. Fernanda Araújo e a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Direção do CCO e a grande dinâmica que a associação tem demonstrado em todas as suas áreas de atividade.

Etiquetas:

Comentar

Tome atenção que os comentários são moderados. Por favor comente respeitando os outros e usando linguagem correcta.