Atividades Musicais

Orquestra-CCO.jpg

Desde a sua fundação, o CCO sempre desenvolveu múltiplas atividades musicais nos eventos que vai promovendo.

Nos primeiros tempos, os programas giravam muito em torno das Festas de S. José, levadas a efeito na sede social ou no extinto Teatro Afonso Sanches, nomeadamente através da atuação de uma apreciada Tuna, dirigida pelo maestro João Saraiva.

Estas festividades em honra do patrono incluíam uma palestra, a que se seguia normalmente uma récita de teatro e um momento musical. Por volta dos anos 60, nasceu além do Orfeão do CCO, uma secção de variedades musicais, com uma orquestra privativa e um conjunto de excelentes intérpretes, que proporcionou ao Círculo, durante vários anos, momentos memoráveis, particularmente os ocorridos no antigo Cine-Teatro Neiva, hoje Teatro Municipal de Vila do Conde, entre os quais os tão apreciados concursos “Ao Encontro de Estrelas”.

Foram muitas as figuras que participaram nos mais diversos programas, podendo salientar-se, entre muitos outros, nomes como os de Apolino Simões, Carlos Costa (“Moca”), Filinto Páscoa, Joaquim Cerqueira, António (Toni) Páscoa, Carlos Pontes, César Lima, José Saraiva e o seu pai, Óscar, Carlos Laje, Chico “Sorriço” e o seu filho Sérgio, Iracema Rodrigues, José Domingos, Goretti e José Pontes, Lima (baterista), Garrido, Luciano e José Manuel (fado), Francisco Mesquita, João José e Monteiro dos Santos (poesia) e, mais recentemente, Paulo Praça e os irmãos (“Young Boys”), Júlio Fonseca e a família e a fadista Eliana Castro.

A partir dos anos 90, o panorama foi-se alterando e, muito particularmente após a inauguração das novas instalações, foram abertos novos campos de intervenção musical e, nesse sentido, é frequente o Círculo promover ou integrar, na sede ou noutros locais, concertos, recitais ou espetáculos inter-disciplinares onde a música assume um papel preponderante.

A 28 de Setembro de 2012, fazendo jus à história da música no CCO, nasceu o grupo inQuântico. Lançaram o 1º CD, intitulado “Num Abraço de Mundos” com 10 temas originais, num concerto que se realizou a 19 de Outubro de 2013, no Auditório Municipal de Vila do Conde.

No dia 24 de abril de 2014, estreia-se uma nova banda residente do CCO, a baCCO Band, com o espetáculo de música e poesia “25 de Abril sempre”, no Auditório Municipal, integrado nas Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril promovidas pela Câmara Municipal de Vila do Conde. O repertório versou músicas de Abril, de autores como Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, e foram declamados poemas de José Fanha, Ary dos Santos, entre outros.

Atualmente, esta Banda tem um projeto distinto no que diz respeito à musica portuguesa, com novos arranjos de temas já conhecidos na área do pop/rock e é constituída por: Laura Costa na voz, Pedro Gomes no piano, Heitor Almeida na viola solo, Vítor Viana na viola baixo, Joaquim Carvalho na bateria e João Duarte no saxofone.