Grupos Corais

Orfeão do CCO

A 24 e 25 de Março de 1966 deu-se a primeira apresentação pública, no Cine-Teatro Neiva, hoje Teatro Municipal de Vila do Conde, do Orfeão do Círculo Católico de Operários, com cerca de 100 elementos, distribuídos por 4 naipes e dirigido pelo Padre José Pereira Lima.

O aparecimento do Orfeão deveu-se ao esforço empenhado de Abraão Cerqueira Maia e de um grupo de amigos que conseguiram reunir um conjunto de pessoas com vontade de dar corpo ao projeto.


A apresentação do grupo, que integrava elementos do antigo Orfeão de Vila do Conde, ficou a cargo do Dr. Joaquim Pacheco Neves que, em pleno palco do Neiva, numa sentida e brilhante alocução, convidou os orfeonistas “… a cantar e a olhar os lírios do campo”.

O historial do Orfeão é riquíssimo, tendo prestado inúmeros e valiosos serviços à associação e a Vila do Conde, gravando recitais para a Emissora Nacional, exibindo-se centenas de vezes, tanto em Portugal como em Espanha, ficando célebres as participações nos Encontros de Coros do Norte de Portugal.

O Orfeão do CCO teve vários regentes, podendo citar-se, para além do fundador, os nomes de Padre Porfírio Alves, Padre José Maria Bompastor, Manuel Monteiro, Jorge Madeira Carneiro, José Manuel Pinheiro e David Abreu Lopes.

Após 17 anos desativado, o Orfeão do CCO regressou em dezembro de 2019 pelas mãos do Maestro Samuel Santos. Considerando que o Orfeão, que existiu entre 1966 e 2002, foi uma marca desta associação e uma referência na história do CCO e de Vila do Conde, a Direção decidiu assim avançar com o “renascer” desta formação coral, convidando o Maestro Samuel Santos, profissional de elevado mérito, para o dirigir.

O Orfeão voltou assim a representar o Círculo Católico de Operários e Vila do Conde, homenageando-se também as inúmeras figuras que ao longo de 35 anos contribuíram para o sucesso daquela formação coral.
 

O Maestro Samuel Santos, já conhecido da cidade de Vila do Conde, aceitou o desafio proposto pelo Círculo Católico de Operários em colocar esta formação novamente no panorama da música coral e fazer valer a sua história, os valores da cidade e das suas gentes e recriar os ambientes culturais de excelência de outrora.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Grupo Infantil Coral-Instrumental

A 23 de Março de 1984, no Cine-Teatro Neiva, com os seus 700 lugares completamente lotados, o Grupo Infantil Coral-Instrumental do Círculo Católico de Operários de Vila do Conde fazia a sua primeira apresentação pública.

Sob a direção artística da Prof.ª Décia Célia Pontes e com quase 100 coralistas e instrumentistas, o grupo iniciava um percurso de 25 anos, no qual, não obstante alguns períodos de menor visibilidade, atingiu momentos brilhantes, com centenas de atuações por todo o país, a que juntou outras no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e França.


Destas, ficam gravadas a letras de ouro as digressões a terras gaulesas, a primeira, logo no ano da fundação, a Côte d’Azur (Le Cannet Rocheville, Cannes, Nice, Mónaco) e outra, anos depois, a Paris, com uma atuação inesquecível na Catedral de Notre-Dame.

O CCO e os seus coros desempenharam sempre um papel assinalável em todas as germinações de Vila do Conde com outras cidades, mas a citada digressão ao sul de França funcionou como ponto de partida e mola decisiva na germinação da Princesa do Ave com a cidade francesa de Le Cannet Rocheville.

Foram várias as direções artísticas do coro mas, para além da fundadora Décia Célia Pontes, devem registar-se os nomes de Helena Pinho, Margarida Ferraz, Joaquim Bento e Catarina Gonçalves. A 11 de dezembro de 1999 sob a direcção de Margarida Ferraz e Joaquim Bento foi editado um CD intitulado: Vamos todos Cantar…

Passaram por este coro centenas de crianças e jovens, aqui tendo começado a cantar a fadista Eliana Castro e o músico/compositor Paulo Praça.

Apoios / Parceiros

Logo_-_Câmara_de_Vila_do_Conde_(pb)_132
Logo JF de VC 1120x580.jpg
Logo DR Cultura Norte 1120x580.jpg
Logo Credito Agricola 1320x660.jpg
Logo Inatel (pb) 660x330.jpg
Metro do Porto logo 03 (pb) 480x240.jpg
Porto Editora logo 02 (pb) 1120x580.jpg
Logo Grande Colegio 1120x580.jpg
Logo Casa Cuango 1120x580.jpg
Logo Joao Brites 660x330.jpg
Logo - AMS 01 (pb) 1120x580.jpg
Logo Garfo Torto 1120x580.jpg
Logo O Forninho 1120x580.jpg

©2020 by LA

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto
logo-cco-top.png