Teatro

Desde a sua fundação, o Círculo Católico de Operários de Vila do Conde manifestou a preocupação de promover iniciativas de caráter cultural, quer para os seus associados, quer para o público em geral. Entre outros, o Grupo Dramático (dirigido, durante muitos anos, por José Maria Pereira Sobrinho) ofereceram espetáculos regulares que se traduziam, na maior parte das vezes, como a única oferta cultural da então vila, servindo ainda como fonte de angariação de recursos. Conta na história do CCO, o nome de Artur do Bonfim como Vice-Presidente da Direção, dirigente histórico da mesma, onde foi brilhante ator no grupo cénico.

Ainda sobre a referência do teatro nesta associação, é importante referir os grupos mais homogéneos e organizados que existiram, para além dos coletivos reunidos esporadicamente para fazer teatro, constituindo-se, sobretudo para levar à cena peças de teatro em dias do patrono S. José.

Em relação aos primeiros, há a salientar os grupos liderados por José Maria Pereira Sobrinho (o Zezinho ourives) e Adão José Coelho (o cabo do mar), depois o TAV – Teatro Amador VilaCondense (por iniciativa de José Ferreira e Eduardo Valeixo), seguindo-se o TACCO – Teatro Amador do CCO (de Edgar Cura, José Ferreira e António Emídio “Faísca”), ainda o grupo cénico liderado por Fernando Costa e o Corifeu-artes cénicas, cuja direção artística esteve a cargo de Filipa Alexandre.

Podemos acrescentar as parcerias que existiram com outros grupos a funcionar no Círculo, como foi o caso do Gérmen – intervenção teatral, ou com o Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Através dos anos, comprovou-se que o exercício de teatro se assumiu como uma pedra basilar nas atividades do CCO, atualizando-se ao longo dos tempos e continuando a ser uma referência como oferta cultural para os vilacondenses. Prova disso é o renascer do TACCO – Teatro Amador do CCO que tem dinamizado e levado à cena diversas e interessantes peças de teatro.

Não havendo muitas instituições centenárias a fazer teatro de uma forma tão permanente, não é demasiado arriscado dizer que a prática de teatro no CCO, para além de também centenária, é certamente das mais antigas em Portugal.

Apoios / Parceiros

Logo_-_Câmara_de_Vila_do_Conde_(pb)_132
Logo JF de VC 1120x580.jpg
Logo DR Cultura Norte 1120x580.jpg
Logo Credito Agricola 1320x660.jpg
Logo Inatel (pb) 660x330.jpg
Metro do Porto logo 03 (pb) 480x240.jpg
Porto Editora logo 02 (pb) 1120x580.jpg
Logo Grande Colegio 1120x580.jpg
Logo Casa Cuango 1120x580.jpg
Logo Joao Brites 660x330.jpg
Logo - AMS 01 (pb) 1120x580.jpg
Logo Garfo Torto 1120x580.jpg
Logo O Forninho 1120x580.jpg

©2020 by LA

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto
logo-cco-top.png