Papa convoca ano especial dedicado a São José

Este ano de 2021 foi convocado como sendo um ano especial dedicado a São José, o operário, o padroeiro dos trabalhadores e do Círculo Católico de Operários.

O Papa Francisco diz que a pandemia veio lembrar que quem habitualmente passa mais despercebido, tal como São José, é essencial para nos ajudar a sair da crise.


Francisco revela que o desejo de escrever a Carta Apostólica “Patris corde” “foi crescendo ao longo destes meses de pandemia em que pudemos experimentar, que as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), mas que hoje estão, sem dúvida, a escrever os acontecimentos decisivos da nossa história: médicos, enfermeiras e enfermeiros, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, forças policiais e muitos – mas muitos – outros”.


No documento, o Papa refere que “todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e um guia nos momentos de dificuldade”.