Vencedores da 10ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves

Vencedores PLJPN
Vencedores PLJPN

press to zoom
Sofia Roque Igreja
Sofia Roque Igreja

press to zoom
Vencedores, Orgãos Socias CCO e Júri
Vencedores, Orgãos Socias CCO e Júri

press to zoom
Vencedores PLJPN
Vencedores PLJPN

press to zoom
1/17

Sofia Roque Igreja, Pedro Gil Marques Monteiro e Maria João Sampaio Silva são os vencedores da 10ª edição do Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, ano letivo 2020/2021, atribuído pelo Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde, numa cerimónia realizada no passado dia 28 de outubro.


Sofia Roque Igreja é aluna da Escola Secundária José Régio e escreveu o conto “A minha aventura virtual”, Pedro Gil Marques Monteiro é aluno do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV de Mindelo e escreveu “O Ministro”. Por último, Maria João Sampaio Silva, aluna da Escola Secundária José Régio venceu com o conto “Palavras herdadas”.


Foram apresentados a concurso 28 trabalhos de alunos do 3º ciclo e secundário dos Agrupamentos de Escolas D. Pedro IV, Dr. Carlos Pinto Ferreira e Escola Secundária José Régio. 


No decorrer da sessão foi também lançado o livro de bolso “Prémio Joaquim Pacheco Neves” onde estão compilados os contos vencedores do ano passado: “O meu diário, os meus segredos, a minha vida” de Sofia Roque Igreja, “Memórias de um gato” de Santiago José Maia Ferreira e “O sol que nos separa” de Ana Rita Viso Gonçalves.


Viveu-se uma bonita festa de homenagem à língua portuguesa, onde foi recordada a forte ligação do escritor Joaquim Pacheco Neves, patrono do concurso, ao Círculo Católico de Vila do Conde. A sessão foi animada pela baCCO Band, por elementos do grupo de teatro TACCO e pela bailarina Marta Vidal.


Marcaram presença nesta sessão a Presidente da Assembleia Municipal, Dr.ª Ana Luísa Beirão, o Vereador da Câmara Municipal, Dr. Mário Reis, o Presidente da Junta de Freguesia, Enf. Isaac Braga, familiares do escritor Joaquim Pacheco Neves, Diretores e professores dos Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária, órgãos sociais do CCO e Júri do concurso composto pelo Prof. Joaquim Amorim Costa, Dr.ª Albina Maia e Dr. António Nabais.