CCO lança nova edição do Prémio Joaquim Pacheco Neves
O Círculo Católico de Operários (CCO) de Vila do Conde vai atribuir, pelo 10º ano consecutivo, o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves. Esta iniciativa dirige-se aos alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário do concelho de Vila do Conde, desafiando-os a concorrer com trabalhos inéditos no âmbito do conto, teatro e poesia, sendo o prémio atribuído, em ex aequo, a três trabalhos, no valor de 300,00€ cada.
Os trabalhos deverão ser entregues até 30 de abril de 2021 e os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a ter lugar no Auditório do CCO, em outubro de 2021, onde também será lançado o livro com os contos premiados da edição 2020/2021.
Do Júri do concurso fazem parte o Dr. Joaquim Amorim Costa, a Dra. Albina Maia e o Dr. António Nabais, que com os seus contributos permitem ao Círculo Católico de Operários dar continuidade a esta iniciativa em prol da língua portuguesa.
Joaquim Maria Pacheco Neves foi um médico e escritor de Vila do Conde e sócio honorário do Círculo Católico de Operários. Por conseguinte, a homenagem que lhe é prestada, dedicando-lhe o Prémio Literário com o seu nome, deve-se à dedicação que teve na sua vida para com o CCO.
A 11 de junho de 2011, aquando da cerimónia de encerramento da comemoração do 1º centenário do seu nascimento, abriu na sede do CCO um espaço dedicado a este escritor vila-condense, onde se procurou reconstituir o ambiente do seu escritório. Nesta sala, aberta ao público em geral, podemos encontrar testemunhos da ligação de Joaquim Pacheco Neves a esta associação desde os anos 30, assim como a outras associações e instituições, prémios literários com que esta personalidade foi distinguida e referências às suas amizades.
Nesse mesmo ano, esta associação instituiu o Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves, com o objetivo de desenvolver e promover o gosto pela escrita e pela leitura junto dos alunos do concelho de Vila do Conde.
O Prémio Literário Joaquim Pacheco Neves tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Porto Editora.